COMUNIDADES RIBEIRINHAS – SUL DA BAHIA

Consulte datas e disponibilidade atraves deste formulário

Seu nome (*)

Seu e-mail (*)

Nome do passeio(*):

Sua mensagem

comunides-ribeirinhas Dia 1 – PORTO SEGURO X CARAVELAS

Chegada em Porto Seguro, receptivo e traslado para Caravelas, localizada ao sul do aeroporto de Porto Seguro 240km ao sul. Acesso pela BR 101 e BA 001. A cidade tem pouco mais de vinte mil habitantes, é conhecida principalmente por ser o porto mais próximo do Arquipélago de Abrolhos, constituído por cinco ilhas localizado em alto mar a 70km da barra do rio Caravelas. Após um breve tour pela cidade, hospedagem e noite livre.

A expedição pela Resex Cassurubá é feita em dois dias de navegação pelos canais dos diversos rios e ilhas fluviais. Será um convívio com as comunidades ribeirinhas, conhecer um pouco sobre o estilo de vida fascinante e natural da vida simples e em harmonia com o meio ambiente.

Dia 2 – RIO CARAVELAS

Saída antes do amanhecer para explorar os canais dos rios afluentes de Caravelas.  Explorar os diversos canais em meio ao manguezal, navegação pelos rios: Caravelas, Atalho, do Poço e desembarque na ilha, inicio da trilha Tapera Miringaba e trilha do Córrego – Vivências de extração de mariscos. Almoço na Toca do Siri Açu, local das manifestações culturais com tambores e cantorias dos moradores locais.           Navegaremos pelos rios: do Poço, Três Caribês, Tribauna, Geros, Pernambuco e Barra Velha, visita à farinheira do Tribauna.                                                                                    Jantar e pernoite em casa de pescadores.trajeto1

Coordenadas geográficas: 17º 43’38.38’’S / 49º 16’40.82’’O

Dia 3 – RESEX CASSURUBÁ  - NOVA VIÇOSA  -  CORUMBAU

Navegação ao amanhecer para Nova Viçosa e Barra Velha. Vivência do dia-a-dia da dos pescadores de Praia Oceânica, Pescadinha, Pesqueiras e comunidades do manguezal. Navegação pelos rios: Barra Velha, Pernambuco, Gero, Largo, Caribe de Baixo e Caravelas. Retorno para Caravelas no final da tarde, transfer terrestre de 3h para Corumbau. Pernoite na Ponta de Corumbau.

trajeto2

Dia 4 – CORUMBAU X CARAIVA

Amanhecer na Ponta do Corumbau caminhada para conhecer as famílias de pescadores de origem indigena que vivem na barra do rio Corumbau.  Deslocamento de buggy pela aldeia indígena da Barra Velha, berço da etnia indígena Pataxó. Embarque em voadeiras no porto do boi as margens do rio Caraíva.

trajeto3

Coordenadas geográficas: 16º53’32.28’’S / 39º07’06.47’’O

Dia 5 – Deslocamento terrestre para Porto Seguro.

Navegação em voadeira pelo Rio Buranhém localizado entre Arraial d’Ajuda e Porto Seguro. Visita a casa de moradores ribeirinhos. Trilhas e almoço nas ilhas fluviais. Transfer para o hotel e noite livre.

Dia 6 – Transfer Out – Embarque para a cidade de origem.

 

Opções de hospedagens para este roteiro:

Caravelas - Hotel Marina Porto Abrolhos.

Resex Cassurubá – Casa dos moradores ribeirinhos

Corumbau - Vivenda Xawã / Pousada Corumbau

Caraíva - Pousada Lagoa / Flor do Mar / Vila do Mar

Porto Seguro – Hotel Marina Quinta do Porto / Arraial D’Ajuda Eco Resort